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Psicopedagogia Clínica

A Psicopedagogia Clínica é uma área de atuação que tem como objetivo compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem, considerando o sujeito em sua totalidade — aspectos cognitivos, emocionais, afetivos, sociais e culturais. Seu papel central é investigar as causas que interferem no processo de aprender e, a partir disso, desenvolver estratégias que favoreçam a construção do conhecimento.

O psicopedagogo clínico realiza uma escuta qualificada e uma avaliação diagnóstica minuciosa, utilizando instrumentos próprios da área (entrevistas, observações, testes, atividades lúdicas e pedagógicas) para entender como o indivíduo aprende e quais são os obstáculos presentes nesse processo. Importante destacar que a Psicopedagogia não busca apenas identificar dificuldades escolares, mas também compreender os significados subjetivos que o aprender ou não aprender assume para aquele sujeito.
Após a etapa diagnóstica, o profissional planeja e desenvolve um processo de intervenção personalizado, que visa promover a ressignificação do aprender, fortalecer competências cognitivas, desenvolver estratégias de aprendizagem, além de trabalhar questões emocionais que possam estar impactando o desempenho acadêmico.
A atuação psicopedagógica clínica é, portanto, terapêutica e educativa, e tem como pilares principais a escuta, a mediação, o acolhimento e a reconstrução dos processos de aprendizagem. Ela também estabelece uma parceria fundamental com a família e, quando necessário, com a escola e outros profissionais que acompanham o sujeito.

OBJETIVO:

O principal objetivo da psicopedagogia é
compreender e ajudar a identificar e resolver dificuldades de aprendizagem.

ESPECIALIDADES

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